Notícias

Orientação sobre o local da Prova Escrita - Seleção Mestrado 2019

Informamos que os candidatos os quais irão se submeter à prova escrita do Processo Seletivo para o Curso de Mestrado 2019, Turma 2020, deste Programa de Pós-Graduação em Direito, deverão se encaminhar ao primeiro andar do bloco da Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, com entrada pela Rua General Sampaio. As listagens com nomes e números de inscrição dos candidatos estarão afixadas por ordem alfabética nas Salas 20, 30, 50, 60 e 70.

Orientamos a todos os interessados que prezem pela pontualidade, procurando chegar com a antecedência mínima de 40 minutos do horário estipulado para o início da prova no Edital, a fim de evitarmos prejuízos ao certame.

Confira aqui seu local de prova:

SALA 20

SALA 30

SALA 50

SALA 60

SALA 70

Fonte: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFC

Orientação sobre o local da Prova Escrita - Seleção Doutorado 2019

Informamos que os candidatos os quais irão se submeter à prova escrita do Processo Seletivo para o Curso de Doutorado 2019, Turma 2020, deste Programa de Pós-Graduação em Direito, deverão se encaminhar à Sala 50 da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, com entrada pela Rua General Sampaio. 

Orientamos a todos os interessados que prezem pela pontualidade, procurando chegar com a antecedência mínima de 40 minutos do horário estipulado para o início da prova no Edital, a fim de evitarmos prejuízos ao certame.

Fonte: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFC

Portaria de Constituição da Banca Examinadora do Processo Seletivo para o Curso de Doutorado - Edital 002.2019

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará PUBLICA a Portaria 003.2019 referente à constituição da nova Banca Examinadora do Processo Seletivo de Doutorado, Edital 002.2019.

PORTARIA 003.2019/PGDIR

Listas de Inscrições Deferidas - Seleções Mestrado e Doutorado 2019 - Turmas 2020

O Programa de Pós-Graduação em Direito, seguindo os Cronogramas constantes nos Editais 001.2019 e 002.2019, referentes aos Processos Seletivos para os Cursos de Mestrado e Doutorado, respectivamente, Turmas 2020, divulga as Listas de Deferimento das Inscrições realizadas no período de 04 de setembro a 23 de setembro de 2019.

LISTA DE INSCRIÇÕES DEFERIDAS - SELEÇÃO MESTRADO 2019 - TURMA 2020

LISTA DE INSCRIÇÕES DEFERIDAS - SELEÇÃO DOUTORADO 2019 - TURMA 2020

Fonte: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito

Processos Seletivos para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Direito - Turmas 2020

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito (Stricto Sensu) torna públicas as condições de habilitação às trinta e cinco (35) vagas oferecidas para o Curso de Mestrado Acadêmico e às 08 (oito) vagas oferecidas para o Curso de Doutorado, conforme Editais nº 001/2019 e nº 002/2019, respectivamente, para formação das Turmas 2020.

As inscrições dos referidos certames ocorrerão entre 04 de Setembro e 23 de setembro de 2019, de 8h às 12h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, na Faculdade de Direito, com endereço na Rua Meton de Alencar, s/n, Centro, Fortaleza- CE.

Todas as provas ocorrerão nas dependências da Faculdade de Direito da UFC, e observarão, para todos os efeitos, o horário de Brasília, Distrito Federal, inclusive para contagem de tempo e registro no sistema eletrônico e na documentação relativa ao certame.

               Confira abaixo os Editais:

EDITAL 001.2019/PGDIR/UFC - MESTRADO

EDITAL 002.2019/PGDIR/UFC - DOUTORADO

FICHA DE INSCRIÇÃO - MESTRADO

FICHA DE INSCRIÇÃO - DOUTORADO

Fonte:Coordenação da Pós-Graduação em Direito/UFC

Chamada de Artigos - Revista NOMOS

 

Chamada de Artigos

Programa de Pós-Graduação em Direito

 Universidade Federal do Ceará

Revista Nomos

 

Dossiê: “Normatividades ultramarinas: o clero e o Direito nos Impérios ibéricos”

Data prevista publicação: 2019/02

Organizadores: Elisa Frühauf Garcia (UFF) e Gustavo Cabral (UFC)

Prazo para entrega dos artigos: 15/07/2019

Diretrizes autores: http://periodicos.ufc.br/nomos/about/submissions#authorGuidelines

Informações: http://www.periodicos.ufc.br/nomos/announcement/view/108

Idiomas: serão recebidos artigos redigidos em português, espanhol, inglês, italiano e francês

Apresentação:

A partir de meados da década de 1980, a história do Direito passou por uma renovação significativa. Autores hoje consagrados demonstraram como não havia uma separação entre o Direito e outras esferas da vida social na Época Moderna, enfatizando como a sua elaboração e aplicação envolvia uma pluralidade de agentes e instituições descentralizadas. Dentre os principais nomes desta renovação cujos trabalhos abordaram os espaços ibéricos, podemos citar Bartolomé Clavero, Víctor Tao Anzoátegui, António Manuel Hespanha e Tamar Herzog. Por uma série de características dos impérios ultramarinos, os cleros regular e secular adquiriram uma projeção jurídica naqueles espaços ainda pouco analisada pela historiografia. A produção intelectual dos religiosos embasava decisões e influenciava os desdobramentos de várias questões jurídico-administrativas do mundo colonial. Por outro lado, atuavam como agentes diretos do Direito, na resolução de conflitos e na utilização do seu prestígio social em benefício próprio. Transformaram, frequentemente, seus interesses em normas jurídicas. O dossiê pretende fomentar as discussões relacionadas às diversas atuações dos cleros regular e secular no campo do Direito, considerando-os agentes das normatividades coloniais. O espaço analisado pelas propostas, portanto, serão os impérios ultramarinos ibéricos, prioritariamente – mas não exclusivamente – a América. A proposta busca promover uma perspectiva interdisciplinar sobre o fenômeno jurídico na Idade Moderna, estando aberta àqueles que possuem o título de doutor.

 

Ciclo de Palestras da Disciplina de Estudos do Imaginário Jurídico

 

Imagem incorporada

 

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade federal do Ceará convida a todos a participarem do Ciclo de Palestras da Disciplina de Estudos do Imaginário Jurídico. As palestras serão abertas ao público e ocorrerão nas terças de maio, após a Semana do Direito, a partir das 9h, no Anfiteatro da Faculdade.

Fonte: Professor Glauco Barreira filho