GTA - PPGD/UFC faz visita técnica a usina solar

O grupo de pesquisa Tributação Ambiental da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, coordenado pela Prof. Dra. Denise Lucena Cavalcante, tem como um de seus propósitos estudar de que forma a tributação pode atuar para induzir, desenvolver e consolidar a fonte solar na matriz energética brasileira.

Dentre os objetivos do grupo de pesquisa consta o de promover um diálogo entre a Universidade e os mais diversos segmentos sociais. Para sua realização, realizou-se, no dia 04/10/17, uma visita técnica às instalações da Usina Solar Telles, onde diversas informações (incentivos fiscais, financiamento etc.) foram obtidas, quer para o aperfeiçoamento da pesquisa acadêmica, quer para o aperfeiçoamento dos projetos concretos já em andamento, como é o caso do já executado pela empresa.

No caso em específico, verificou-se que, com a geração de energia solar, ocorreu uma economia inicial de 42,5% (quarenta e dois e meio por cento) em relação ao valor pago de energia utilizada, por uma das fábricas da holding, à concessionária de Energia Elétrica.

A visita foi uma das atividades de campo do GTA/UFC, que atua neste triênio com o importante projeto de pesquisa POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DA TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO INDUTOR AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ÂMBITO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL, aprovado pelo CNPq.

IMG-20171006-WA0005